segunda-feira, 13 de maio de 2013

Rede Municipal realiza 1ª Feira Municipal de Proteção Social à Criança no Lobito



No dia 23 de Março de 2013 foi realizada a primeira Feira Municipal de Proteção Social à criança do Lobito, no bairro Bela vista Alta na Zona 6 do município  do Lobito, onde estiveram presentes 16 instituições  dentre elas 7 instituições administrativas e 9 não governamentais das 9h00 as 18h30 num total de 73 pessoas participantes directos e aproximadamente 80 crianças vindas de 3 escolas entre elas: 4 de fevereiro, Karl Marx e 17 de Setembro da zona 6 do Município do Lobito.
Ao longo da feira estiveram presentes as seguintes instituições e serviços:
·         Direcção Municipal da Saúde e CIES:
 – Programa de Combate ao VIH; foram aconselhadas 91 pessoas, 88 testadas, 0 positivas. (CIES e DMS)
 - Programa de Combate a Malária; foram testadas 250 pessoas, 0 pisitivas sendo 85 crianças dos 0 aos 5 anos, 140 crianças dos 5 aos 14 anos de idade e 25 mulheres grávidas.
- Programa de Alargado de Vacinação; foram vacinadas 40 mulheres em idade fértil, 10 crianças contra pentavalente, 3 crianças contra poliomielite.
 
·         Conservatória dos Registos Civil do Lobito:
- Registo de nascimento de menores; foram registadas 49 crianças do 0 aos 13 anos de idades, dentre elas 44 crianças dos 0 aos 5 anos e 5 crianças dos 6 aos 13 anos de idade.
·         Serviços Municipais de Identificação; devido a não informação comunitária sobre a necessidade da cópia do assento de nascimento para aquisição do bilhete de identidade, facto que limitou os serviços desta instituição em informar os cidadãos que por ali apareceram as vias para aquisição do BI.
Obs.: Devido a esta dificuldade a coordenação da Rede optou por melhorar a informação para as próximas feiras.
 
·         INAC – Lobito:
O INAC participou na Feira com a distribuição de material informativo sobre os 11 compromissos da criança.
 
 
·         CFB, MAPESS, Administração da Zona 6: estas instituições estiveram presentes na Feira como membros da Rede apesar de não terem exposto os seus serviços públicos.
 
·         Associação Muzenza:
- Programa de dinamização desportiva e cultural; esta associação de Capoeira do Município do Lobito esteve presente com demonstração de exercícios de Capoeira para as crianças presentes no evento.
·         Associação Omunga:
- Programa de Recreação infanto Juvenil; esta associação participou com um grupo de dança infantil, exposição de material feito pelas crianças no Centro Social da Omunga.
 
·         Associação Círculo Rastafari de Benguela:
- Programa de Saúde preventiva e Planeamento Familiar; esta associação participou com distribuição de 70 mosquiteiros, folhetos sobre a prevenção contra Malária, ITS e VIH e 250 folhetos sobre planeamento familiar produzidos pelo MINSA e parceiros sociais.
 
- Programa de Recreação Infanto Juvenil; O CRB participou com um grupo de dança Infantil, exposição de trabalhos manuais (Tricô e desenho) feitos por crianças do Centro Rastafari no Lobito.
 
·         CICA – Centro Ecuménico do Lobito:
- Programa de formação profissional; esta instituição participou com a exposição dos trabalhos de pastelaria feitos por jovens no Centro do CICA no Lobito.
·         Irmãs Oblatas:
- Programa de formação manual; esta instituição participou com a exposição dos trabalhos manuais feitos por mulheres beneficiarias do seu programa de empoderamento feminino.
·         OHI – Benguela:
- esta organização mesmo não sendo membro efectivo da Rede Municipal de proteção à Criança do Lobito, participou com convidada já que é parte da sociedade civil na província de Benguela. Participou com a exposição dos serviços que têm prestado na vertente saúde preventiva especialmente no combate a Malária e o VIH.
 
 
·         Projecto El Shadai:
- Programa de Recreação Infanto Juvenil; este projecto participou com um grupo de Dança infantil e teatro.
 
1.      CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES FINAIS
 
·         Feita uma analise exaustiva sobre a realização da primeira feira municipal de proteção social à criança do Lobito, somos de concluir que tendo em conta as debilidades que houve na divulgação da feira, mobilização comunitária e institucional, é necessário criar uma comissão integrada para a realização das feiras municipais de proteção à criança no Lobito. Apreciando os elogios vindos da população beneficiária, no terreno, somos de afirmar que esta iniciativa da Rede pode contribuir para se melhorar a situação da criança no município.
 
·         Recomenda-se maior envolvimento das instituições membros da Rede bem como das autoridades locais nas ações planificadas com vista a se dar maior atenção aos problemas que afectam as crianças.
ANEXOS
SERVIÇOS DE REGISTO CIVIL NA FEIRA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA NOLOBITO
CRIANÇAS DO CENTRO RASTAFARI NA FEIRA FAZENDO PASTAS DE TRICÔ
SERVIÇOS DE IDENTIFICAÇÃO NA FEIRA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
 
 
ASSOCIAÇÃO MUZENZA DINAMIZANDO A PRÁTICA DA COPOEIRA ÀS CRIANÇAS PARTICIPANTES DA FEIRA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
EXPOSIÇÃO DO CENTRO ECUMÉNICO DO CICA NA FEIRA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
EXIBIÇÃO DE DANÇA E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS MANUAIS DA ASSOCIAÇÃO OMUNGA
 
SERVIÇOS DE VACINAÇÃO OFERECIDOS PELA DMS (Direcção Municipal da Saúde do Lobito)
SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO E TESTAGEM VOLUNTÁRIA PARA ADULTOS OFERECIDOS PELO CIES (Centro de Infomazione Educatione e Svillupo)  EM PARCEIRIA COM A DMS LOBITO
 
 
 
Lobito aos 19 de Abril de 2013
 
 
Elaborado por
 
___________________________________________
Dickyaminy Sebastião Bokolo Rodrigues
Coordenador da Rede Municipal de Proteção à Criança do Lobito e Director Geral do CRB (Círculo Rastafari de Benguela)

Sem comentários: